April 25, 2017

March 9, 2017

Please reload

Posts Recentes

Prosperidade no Aprendizado - Curso Presencial

February 23, 2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

As equações da vida I

August 3, 2017

 

 

Você já ouviu falar em função matemática? O que isso tem a ver com a maneira que encaramos a vida, ou com nosso conjunto de crenças?

 

Aprendemos este conceito quando frequentamos as aulas de matemática na escola e incorporamos este conceito em nossas vidas sem perceber, acreditando que todos os fenômenos físicos funcionam segundo estas regras.

 

Mas como pode um conceito, que nem lembro mais, interferir na maneira com que vivo minha vida? Você pode me indagar até que nunca ouviu falar neste conceito matemático.

 

Entretanto, muitos baseiam suas vidas neste conceito. Você pode até não lembrar, mas é bem provável que viva segundo o conceito de função matemática linear.

 

Na verdade, a maioria das pessoas fazem suas escolhas com base neste conceito, aceitando com verdade absoluta em suas vidas e não consideram pensar em algo diferente disso.

 

A função matemática estabelece relações entre grandezas. Por exemplo: Você está em uma autoestrada dentro de um veículo a uma determinada velocidade a 10 quilômetros de distância de seu destino. Se aumentar a velocidade durante o percurso, o tempo necessário para chegar a seu destino deve diminuir. Este raciocínio estabelece uma relação entre duas grandezas, a velocidade e o tempo de viagem. Esta relação pode ser descrita em termos de uma função matemática linear onde o aumento de velocidade faz com que o tempo de viagem diminua.

 

A questão é que os fenômenos que regem nossas vidas não podem ser estabelecidos em termos lineares. O número de variáveis, ou “coisas” que influenciam nossas vidas é muito grande para não levarmos tudo em consideração quando vamos fazer escolhas.

 

Aonde está o equívoco? Não é a matemática que explica os fenômenos físicos?

 

Não existe equívoco. O problema é que não se ensina nas escolas as funções não-lineares. Estas funções, as não lineares, são as que regem os fenômenos físicos, o crescimento das células, o formato dos seres, os eventos que ocorrem no cotidiano, os fenômenos meteorológicos e até mesmo as relações entre os seres vivos.

 

Acelerar o aprendizado inclui questionar a visão de realidade que temos, estabelecer outras relações de vida, se abrir para o novo, soltar os conceitos, dogmas e crenças pré-estabelecidas.

 

Se atire no novo, arrisque, questione, solte, viva as possibilidades.

 

Continua...

 

Alexandre Felke

Equipe Hélio Couto

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo