April 25, 2017

March 9, 2017

Please reload

Posts Recentes

Prosperidade no Aprendizado - Curso Presencial

February 23, 2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Esvaziar para renovar

April 25, 2017

 

 

 

O esvaziar a mente não está relacionado com a quantidade de informações que carregamos, a mente é infinita para armazenar conteúdos, é um sistema aberto, você pode estudar e aprender infinitamente.

 

O pulo do gato é se livrar de crenças limitantes e dar espaço a novas possibilidades.

 

Em muitos casos de sucesso no aprendizado está a prática de se livrar das crenças limitantes que paralisam o aprendiz.

 

Pense nas vantagens de se libertar de ideias limitantes.

 

Como podemos nos libertar disso?

 

Toda área de conhecimento tem um ponto inicial. Se estou tendo dificuldade em aprender algo, pode ser porque estou tentando pular etapas e isso pode estar ligado a crença de que a pessoa se julga sabedora do básico daquele assunto.

 

Uma criança que deseja ler um texto, mesmo que pequeno e simples, primeiro, precisa ser alfabetizada. Mas se ela se recusa a aprender o alfabeto, ficará muito difícil. Entretanto, as crianças não têm este problema, o contrário dos mais velhos.

 

Muitos adolescentes e adultos sentem vergonha até de si próprio em aprender o básico primeiro, já se julgam sabedores. Isso é uma crença limitante que bloqueia o desenvolvimento do indivíduo.

 

Você deve conhecer a história do mestre Zen que recebeu um professor para um chá. O professor estava intrigado pela influência que o mestre exercia sobre os jovens e a maneira com que era admirado pela sabedoria, simplicidade, inteligência e sensatez.

 

Durante o encontro, o professor, como já havia estudado muitos livros e textos sobre o Zen e estava muito empolgado para apresentar suas convicções, interrompia sistematicamente os ensinamentos do mestre.

 

Em um determinado momento, enquanto o mestre enchia a xícara do professor, esta começou a transbordar e o professor o questionou se não havia percebido o derramamento do chá para fora e que não cabia mais chá em sua xícara.

 

Neste momento o mestre interrompeu o derramamento de chá e disse calmamente:

 

- Da mesma maneira que esta xícara está cheia de chá, o senhor está cheio de opiniões e conceitos rigidamente estabelecidos. Deste modo como poderá entrar um novo conceito? Como poderei orientá-lo com novas perspectivas e ideias se não tem mais espaço para elas?

- Assim como a xícara de chá está cheia, não cabe novas ideias em sua mente, para que você possa receber conhecimentos constantes, precisa esvaziar-se de opiniões e conceitos, do mesmo modo que sua xícara precisa esvaziar para receber um novo chá.

 

As vantagens de se ter a mente disposta a receber novas ideias são imensas. Isso aumenta o fluxo de informações que somos capazes de assimilar.

 

Outra realidade que cria uma crença limitante, é de não acreditar que você é capaz. Este fato pode estar ligado a tentativas frustradas de aprender ao longo da sua vida escolar e familiar. Podem ter existidos pessoas do seu convívio que provocaram a inibição do seu desenvolvimento, muitas vezes até de maneira involuntária. Por exemplo um irmão ou irmã que se desenvolveu mais e recebeu mais elogios que você. Ou ainda bloqueios escolares causados pela metodologia de ensino de sua escola, ou até conteúdos ensinados com o rigor teórico criado para que nem todos aprendessem, basta ler o texto sobre a raiz quadrada postado em nosso blog para se ter uma ideia clara de como isso pode acontecer.

 

Podemos debater as possíveis causas de bloqueios no aprendizado por horas e não conseguiremos esgotar o assunto. O mais importante é que possamos identificar as nossas crenças com relação ao nosso processo de aprendizagem e soltar.

 

Sentir-se feliz, capaz, acreditar com 100% de certeza que você consegue realizar e soltar as crenças que impedem o crescimento fazem toda a diferença para o seu sucesso na ampliação da consciência.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo