April 25, 2017

March 9, 2017

Please reload

Posts Recentes

Prosperidade no Aprendizado - Curso Presencial

February 23, 2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

A mente humana como sistema aberto.

February 21, 2017

 

A mente humana como sistema aberto.

 

Para efeito de estudos, em termos de análise, podemos considerar um sistema como sendo uma porção delimitada de um objeto estudado. 

 

Por exemplo, se estivermos estudando um pãozinho e sua relação com o meio externo. Então vamos considerar este pãozinho o nosso sistema.

 

Como poderemos descrever este sistema?

 

Este sistema é composto de uma porção de massa de trigo, água, sais e gases. A fronteira é a casca do pãozinho, ou seja, o ar externo não faz parte do sistema. Internamente temos o miolo e os gases que se encontram nos interstícios do miolo, visto que o miolo não é algo maciço, mas poroso e esta porosidade é ocupada pelos gases.

 

O que acontecerá com o nosso sistema, o pãozinho, se for deixado ao ar livre durante um certo tempo?

 

Provavelmente sofrerá interferência do meio externo: oxidação, ação dos fungos e bactérias, formação de bolor, etc.

 

Com o passar do tempo ele ficará verde e entrará em decomposição.

 

As moléculas do pãozinho sofrerão transformações, se desorganizarão como moléculas de pãozinho, ou seja, se transformam em outra coisa.

 

Podemos afirmar então que ocorreu uma entropia.

 

Entropia é o termo utilizado para a desorganização de um sistema.

 

O sistema pãozinho entrou em um processo de entropia, sofreu influências do meio externo e se transformou, não é mais pãozinho.

 

Para combater o processo entrópico, é necessário gastar energia.

 

Uma das maneiras de diminuir a entropia deste sistema seria colocá-lo em um freezer e congelá-lo. Mas para que isso aconteça, seria preciso ligar o freezer na tomada e gastar energia.

 

O que faz a mente humana entrar em um processo entrópico?

 

No paradigma materialista, um sistema só é capaz de trocar com o meio externo, massa e energia. Como no caso do pãozinho, neste processo de desorganização da estrutura básica do pãozinho, houve pequenas variações de temperatura (troca de energia) e emissão de gases para a atmosfera (troca de massa).

 

Com relação à mente humana, para evitar que o processo entrópico ocorra, também é necessário o uso de energia. Utilizamos energia vital para manter nossa mente organizada. A expansão da consciência requer de nós um investimento energético.

 

Porém a moeda de troca é outra, nosso universo é permeado de ondas de informações e considerando a mente como um sistema, ela troca, dá e recebe informações o tempo todo com a biblioteca universal e atemporal chamada Campo Akáshico.

 

Para conectar a mente com este campo, precisamos aquietar a mente, ou seja, entrar em fase com a frequência dele para que as informações possam vir à tona e de posse destas informações aplicar em nossa vida prática para ter melhores condições de vida para nós e para nossos semelhantes.

 

Alexandre Felske

Equipe Hélio Couto

www.aceleraroconhecimento.com.br

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo