April 25, 2017

March 9, 2017

Please reload

Posts Recentes

Prosperidade no Aprendizado - Curso Presencial

February 23, 2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Projeto Acelerar o conhecimento II

January 24, 2017

 

 

Projeto Acelerar o conhecimento II

 

 

Resiliência

 

 

Para que possamos aproveitar todo o nosso potencial é preciso que aprendamos desde a infância a sermos resilientes. A termos forca de vontade. Precisamos crescer fortes para enfrentar as dificuldades normais da vida. Todo ser biológico enfrenta problemas a vida inteira para a sua sobrevivência. A luta pela sobrevivência nos fortalece.

 

 

Precisamos ter desafios cada vez maiores que nos fortaleçam. Em todas as áreas da vida precisamos de mais desafios. Isso fortalecerá a personalidade para suportar as frustrações normais e superar os obstáculos. 

 

 

Quando crianças os pais podem impor desafios de acordo com a capacidade de cada um e ir acrescentando dificuldade cada vez mais. Estudos mais difíceis em todas as matérias. Ensinar matérias que não estão no currículo normal. Ensinar a pensar e analisar por si próprio. Exercícios físicos individuais e em grupo para promover o trabalho em equipe de forma harmoniosa onde todos se ajudam. Assim teremos crianças fortes e independentes. Com elevada autoestima e criatividade.

 

 

Mesmo depois de adultos podemos fazer a mesma coisa conosco mesmos. Escolher assuntos difíceis para estudar. Impor um ritmo forte de aprendizagem. Sair o tempo todo da zona de conforto. Isso promoverá um crescimento acelerado em todas as áreas. Criar desafios para si mesmo cada vez maiores. Enfrentar os medos, limitações, crenças limitantes, etc.

 

 

Entender que o sofrimento faz parte do crescimento e da evolução. Ser estoico como ensinou Zenão de Cício. A questão aqui é mesmo assim sentir alegria. Alegria apesar de tudo. Como diz a música: “Sorrir cada vez que o mundo diz não”. Como um músculo se fortalece? Fazendo esforço, curtindo a dor. Como a mente expande? Lendo e interpretando assuntos difíceis e complexos. Se a pessoa fizer isso em todas as áreas da vida ela terá um crescimento exponencial. Sentir prazer em trabalhar, estudar e ajudar. Isso é aceitar a vida como ela é. 

 

 

Fazendo assim estaremos preparados para qualquer eventualidade na vida. 

 

 

Hélio Couto

www.heliocouto.com

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo